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Teleconsulta: O que é e quais as suas barreiras?

Neste artigo, você vai descobrir o que é a teleconsulta, as suas principais vantagens e quais são as barreiras deste método. Então continue lendo até o final!

O que é teleconsulta?

A teleconsulta é uma das vertentes da telemedicina, que tem como o objetivo realizar o atendimento médico remotamente. Estas consultas são feitas a distância por videoconferência.

O CFM (Conselho Federal de Medicina) define o conceito de telemedicina por “o exercício da medicina que utiliza metodologias interativas de comunicação audiovisual e de dados, com o objetivo de assistência, educação e pesquisa de saúde”.

Esta é uma solução para quem deseja um atendimento médico profissionalizado sem ter que sair de casa. Principalmente durante a pandemia do Covid-19, a onde várias pessoas do grupo de risco devem ficar em casa.

A teleconsulta surgiu como solução para a demanda médica durante o período de isolamento social. Sendo uma prática extremamente benéfica para a proteção da proliferação do novo coronavírus Covid-19.

Como funciona a teleconsulta?

A teleconsulta é onde você irá atender o seu paciente de forma remota, sendo permissível pela legislação em emitir prescrições médicas à distância. Sendo necessário apenas o seu registro CRM, endereço, assinatura digital e dados de identificação do paciente.

Para realizar uma teleconsulta eficiente, você irá precisar de:

  • acesso à internet de qualidade;
  • computadores ou tablets com câmera frontal para videoconferência;
  • configuração de um painel de agendamento digital;
  • acordo com os médicos com relação aos horários de atendimentos;
  • treinamento dos colaboradores.

A teleconsulta pode ocorrer em tempo real, entre médico e paciente ao vivo (síncrona) e de forma offline (assíncrona)

Vantagens da teleconsulta

A teleconsulta é uma grande oportunidade para médicos expandirem suas clínicas, quanto também para pacientes que possuem dificuldade de locomoção serem atendidos com qualidade e eficiência.

Existem diversos benefícios em se aderir à teleconsulta em sua clínica, confira agora alguns destes benefícios.

Redução de custos

A teleconsulta é uma metodologia que reduz extremamente os custos para ambos os lados, uma vez que não será necessário toda a preparação da estrutura do atendimento e deslocamento do médico.

Além do paciente também não precisar se locomover até o local da consulta, o que torna a consulta mais prática para ambos os lados.

Ampliação de pacientes

Com a implantação da teleconsulta em sua clínica, você conseguirá abranger pacientes pelo Brasil todo. Com isso, você irá conseguir expandir o seu negócio de forma escalável, conseguindo assim aumentar a lucratividade do mesmo.

Além, de como citado anteriormente, aumentará a possibilidade de pessoas que moram em locais de difícil acesso ter atendimento médico especializado de qualidade.

Otimização do tempo

Como a teleconsulta é um serviço que envolve diretamente a tecnologia, fica muito mais prático otimizar o tempo entre consultas. Devido à praticidade e organização de horários agendados.

Agilidade do tratamento

Como a teleconsulta é feita remotamente, o tratamento poderá ser extremamente mais ágil. Isso se dá pela praticidade de se ter retorno, até mesmo se caso vir apresentar algum problema o paciente irá conseguir entrar em contato com o médico rapidamente.

Com a tecnologia ficará muito mais fácil o paciente e médico ter esse contato direto, sem ser necessário todo aquele deslocamento e burocracia até conseguir falar diretamente com o médico, o que acaba facilitando para ambos os lados.

Segurança

Um dos elementos mais importantes para qualquer clínica ou hospital, com certeza é preservar a integridade das informações dos pacientes. Felizmente a teleconsulta possui essa segurança por meio da tecnologia.

Além da tecnologia estar sempre em expansão, podendo ser programado softwares a todo momento que auxiliam na proteção e desenvolvimento da teleconsulta. Sendo assim um meio totalmente seguro e expansível de se atuar.

Infelizmente, no Brasil ainda se tem grandes barreiras para se aderir à teleconsulta. Esta prática ainda não se foi 100% regulamentada, sendo ela aprovada apenas em caráter temporário durante o surto da pandemia do Covid-19.

Os órgãos responsáveis pela regulamentação da consulta no país são o ministério da saúde (MS) e o Conselho Federal de Medicina(CFM). Tudo indica que esta prática pode continuar após a pandemia mundial, por se tratar de uma tendência mundial.

O Conselho Federal de Medicina recomenda que a cada 4 meses deve ser feito uma consulta presencial com o seu médico para verificação física mais precisa, porém não é obrigatório caso não haja possibilidades.

Além destas barreiras constitucionais, existem algumas desvantagens que você deve manter atenção na hora de optar pela teleconsulta.

Dificuldades de estabelecer limites das consultas

Por mais que seja uma prática que simplifica todo o atendimento, corre o risco de atrasos e extrapolação do tempo da consulta. O que geraria um transtorno em todo o agendamento de consultas.

Para isso, é importante que haja um tempo de segurança entre uma consulta e outra. Já que a regulamentação brasileira não prevê ainda regras para o controle dessa metodologia no país.

Treinamento da equipe

Como é uma prática completamente diferente do habitual, deve ser feito o treinamento de toda a equipe de sua clínica para conseguirem lidar com esta mudança. Sendo necessário investimento monetário para isso.

Esta adaptação pode ser difícil para algumas pessoas de sua equipe por se tratar do envolvimento tecnológico direto. Porém é extremamente necessário que toda a sua equipe esteja alinhada neste propósito de evolução.

Investimento em plataformas para a teleconsulta

Você pode optar por utilizar plataformas de tele reuniões comuns como o zoom, microsoft teams, ou até mesmo o whatsapp. Porém, estes serviços não garantem o sigilo completo das informações dos seus pacientes.

O ideal é utilizar softwares médicos especializados que oferecem todo o suporte necessário para a sua clínica.

Estes softwares demandam um investimento monetário, mas garantem toda a praticidade e qualidade de atendimento. Sendo que as informações ficam armazenadas na nuvem que pode ser acessado em qualquer lugar, pela internet.

Para te auxiliar neste processo de adaptação à tecnologia, a LiveMed irá te auxiliar neste procedimento. Entre em contato agora mesmo com um consultor para esclarecer todas as suas dúvidas e ver como a tecnologia pode transformar a sua clínica!

Agora que você já aprendeu sobre como a teleconsulta funciona e quais são as suas barreiras, confira nosso artigo sobre Como a tecnologia pode te auxiliar no crescimento da sua clínica!